Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-19 às 15h22

Governo destaca oportunidades do PRR para as universidades portuguesas

Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor
O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, destacou as oportunidades que estão previstas no Plano de Recuperação e Resiliência para as universidades portuguesas.

«Temos, por um lado, um fundo de investimento para residências de estudantes; por outro lado, temos dois programas, o chamado Impulso Jovem e outro, Impulso Adultos, para atrair mais jovens para o ensino superior e estimular a aprendizagem ao longo da vida», afirmou, durante uma visita a São Miguel, nos Açores.

Manuel Heitor referiu também que o reforço das carreiras científicas e o reforço das redes das universidades europeias são das «principais prioridades» na presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

O Ministro sublinhou que o Governo está a trabalhar para garantir, «tão rápido quanto possível», que o contrato-programa de apoio à Universidade dos Açores possa entrar em vigor durante o próximo ano letivo.

Manuel Heitor frisou ainda a determinação de fazer de Santa Maria um hub especial no contexto da estratégia espacial portuguesa. O Ministro disse que os Açores têm uma localização relevante no contexto transatlântico e acrescentou que a estratégia terá um «pilar forte» na região autónoma.