Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-11-12 às 18h14

Governo cria grupo de trabalho para definir estratégia nacional para a arqueologia

Ministra da Cultura, Graça Fonseca
O Governo, através das áreas da Cultura e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, decidiu criar um grupo de trabalho, cuja missão é definir uma estratégia nacional para a arqueologia, através do Despacho n.º 11141/2020, publicado em Diário da República.
 
«A criação deste grupo de trabalho permitirá olhar para o património arqueológico nacional de forma estruturada, numa visão que se pretende estratégica e orientada para objetivos concretos, tais como a sua melhor promoção e valorização», salientou a Ministra da Cultura, Graça Fonseca.
 
Segundo o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, o objetivo é «estimular a articulação da capacidade cientifica e tecnológica nacional em robótica marinha e sistemas avançados de informação com a capacidade cientifica na área da arqueologia de forma a valorizar o património arqueológico nacional e a sua promoção no contexto internacional, assim como explorar novas áreas, temáticas e fronteiras do conhecimento sobre esse património».
 
Este grupo de trabalho vai, assim, dinamizar o Plano Nacional de Trabalhos Arqueológicos (PNTA), enquanto plano de atuação global e coerente, dando cumprimento ao disposto na legislação.
 
A investigação arqueológica nacional tem sido dinamizada, na sua maioria, no âmbito de estratégias de desenvolvimento científico e tecnológico, sendo importante promover e valorizar a capacidade entretanto desenvolvida no contexto de uma política arqueológica nacional, com objetivos estratégicos.
 
Neste sentido, importa a elaboração de um Programa Estratégico para a Arqueologia (terrestre e subaquática), mobilizando os recursos existentes e estimulando novas capacidades em torno de ações estratégicas para Portugal, bem como garantir a atração de fontes de financiamento alternativo ao nível nacional e europeu.
 
A primeira reunião do grupo de trabalho realizou-se esta manhã.