Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-09-03 às 12h49

Governo aumenta subsídio de risco de 31 para 100 euros para as forças de segurança

Suplemento de risco nas forças de segurança
Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na conferência de imprensa sobre aumento do subsídio de risco nas forças de segurança, Lisboa, 3 setembro 2021

O Conselho de Ministros aprovou o aumento do montante da componente fixa do suplemento por serviço e risco nas Forças de Segurança, que passa de 31 para 100 euros mensais. A medida abrange 42 mil efetivos da GNR e da PSP e representa um esforço financeiro adicional de 55 milhões de euros por parte do Governo.

Na conferência de imprensa para apresentar a revisão do regime de suplementos remuneratórios nas Forças de Segurança, em Lisboa, o Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, referiu que este é o maior investimento deste género da legislatura, sem comparação «com qualquer outra área na sua dimensão financeira englobada».

«A bem da justiça e de privilegiar aqueles que têm remunerações mais baixas, a opção do Governo foi por não tocar na remuneração percentual e mais do que triplicar, para cem euros, a remuneração fixa», afirmou o Ministro.

Segundo o Ministro da Administração Interna, com a atualização do valor do subsídio a remuneração inicial de um agente ou guarda, na sua primeira colocação, ultrapassa pela primeira vez os mil euros (1.062€).

A média do suplemento de que todos os membros das Forças de Segurança recebem passa de 270 para 340 euros, enquanto a remuneração média sem outros suplementos aumenta de 1.472 para 1.542 euros.

Eduardo Cabrita referiu que a medida vai abranger todos os elementos das Forças de Segurança e, também, da Guarda Prisional, «que segue o regime da PSP e que se traduz numa despesa adicional - aí na área do Ministério da Justiça - de cerca de 5 milhões de euros», perfazendo um total de 55 milhões de euros de despesa adicional para o Governo.

O Ministro destacou ainda o facto de este aumento corresponder a mais um salário mensal durante o ano, uma vez que a mesma é paga a 14 meses (num total de 966 euros/ano).