Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-12-22 às 17h43

Governo aumenta salário mínimo para 665 euros em 2021

Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Lisboa, 22 dezembro 2020 (Foto: Manuel de Almeida/Lusa)
O Conselho de Ministros aprovou um diploma que aumenta o salário mínimo nacional no valor de 30 euros, o que significa que o seu novo valor atingirá os 665 euros em 2021.

O Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, afirmou que este aumento dá «sequência ao que tem sido um percurso de aumento sustentado, e é um passo na concretização do que está previsto no programa do Governo, atingir o valor de 750 euros no final da legislatura, em 2023».

O salário mínimo nacional constitui um importante referencial do mercado de emprego e um instrumento decisivo para o combate às desigualdades e a promoção do trabalho digno.

Gabriel Bastos destacou ainda outra decisão do Conselho de Ministros, no âmbito das medidas de resposta à crise pandémica. Este diploma, «dispensa os profissionais de saúde que sejam contagiados e adquiram a doença Covid-19 da prova da causalidade entre a doença e o exercício da sua atividade profissional, tornando o processo de indemnização pela incapacidade adquirida por essa via, mais simples e permitindo o pagamento ágil e célere».