Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-01 às 19h28

Governo assinala reabertura das Lojas de Cidadão com visita a Leiria

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, visita Loja de Cidadão de Leiria, 1 junho 2020
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão,  e a Secretária de Estado da Inovação e Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, visitaram a Loja de Cidadão de Leiria para assinalar a reabertura destes serviços que voltam a estar disponíveis, na generalidade do país, para atendimento presencial com pré-agendamento.

Em declarações aos jornalistas, Alexandra Leitão afirmou que, para segurança dos utentes e dos trabalhadores, ainda não foi possível retomar o atendimento espontâneo, sublinhando que «não vale a pena e é até contraproducente e pouco prudente» as pessoas deslocarem-se a estes espaços sem um agendamento confirmado pelos serviços.

«Alterámos o paradigma, temos apenas atendimentos com marcação prévia e isso só é possível tendo em conta outras medidas conjunturais que foram adotadas, como a prorrogação dos documentos até 30 de outubro», esclareceu a Ministra.

Sobre o reforço do atendimento presencial, Alexandra Leitão reforçou que «não é só nas Lojas de Cidadão que funciona o atendimento, mas também nos Espaços Cidadão, que dão apoio a muitas das coisas que já se podem fazer online». «Relembro que se pode tirar o Cartão de Cidadão online, desde que se tenha mais de 25 anos, por exemplo», afirmou. 

A Ministra disse ainda que foram instalados, numa colaboração com a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), o Institutos dos Registos e Notariado (IRN) e as autarquias, postos temporários, denominados Quiosques Cidadão, para a entrega do Cartão de Cidadão. «Neste caso, como noutros, este momento de exceção obrigou-nos a respostas rápidas, que estão a ser dadas», concluiu.

As Lojas de Cidadão da Área Metropolitana de Lisboa são as únicas que permanecem encerradas, tendo o Governo previsto reavaliar esta decisão a 4 de junho.