Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-28 às 13h49

Governo aprova subsídio para ajudar portugueses a suportar aumento dos combustíveis

Ministra de Estado e da Presidência, Ministra da Saúde e Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, Lisboa, 28 outubro 2021

O Conselho de Ministros autorizou uma despesa de 130 milhões de euros, correspondente ao subsidio que irá ser dado a todos os portugueses que, entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022, abasteçam as suas viaturas nos 3800 postos de gasolina do território continental.

Na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, afirmou que este subsídio consiste no valor equivalente a 10 cêntimos por litro até aos 50 litros de combustível por mês e cujo funcionamento «é muito simples», bastando para isso aceder ao ivaucher.pt e registar o seu NIF. 

«Ao registarem-se ficam automaticamente associados os seus cartões bancários que depois poderão utilizar nas bombas de gasolina», explicou.

O Secretário de Estado referiu também que, na primeira vez do mês que os consumidores forem ao posto de abastecimento, dois dias depois será devolvido para a sua conta bancária - correspondente ao cartão de pagamento que fizeram, num «valor equivalente aos 10 cêntimos por 50 litros, ou seja 5 euros».

António Mendonça Mendes disse ainda que este desconto funcionará todos os meses e, quando um consumidor não gastar esses cinco euros, o valor «acumula para o mês seguinte».

É um registo simples, sendo o reembolso do valor feito «de forma praticamente automática», frisou.

Áreas:
Finanças