Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-05-20 às 16h44

Governo aprova investimento em mais seis navios patrulha oceânicos

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, 20 maio 2021 (foto: João Bica)
O Conselho de Ministros aprovou a resolução que autoriza a aquisição de seis novos Navios de Patrulha Oceânicos (NPO), da classe «Viana do Castelo», destinados às missões da Marinha Portuguesa, cujo dia se comemora hoje.

Os novos navios, que se juntam aos quatro já existentes, «destinam-se ao controlo do espaço marítimo sob soberania ou jurisdição portuguesa, tendo também capacidades para uso civil».  A valência de duplo uso dos NPO é fundamental para o cumprimento de outras missões de natureza civil, como a fiscalização da pesca, prevenção e combate à poluição marítima e a atividades ilegais como o narcotráfico, a imigração ilegal, o tráfico de pessoas ou armas e outros ilícitos, em colaboração com outras autoridades nacionais e europeias.

A construção destes seis navios «vai representar também um importante estímulo para as indústrias de defesa, que representam empregos qualificados e um importante contributo para o Produto Interno Bruto e para as exportações, têm um efeito multiplicador significativo na nossa economia», afirmou João Gomes Cravinho.

O Ministro disse também que «as duas premissas» – o duplo uso, uso de equipamentos militares para finalidades civis, e assegurar o máximo de retorno para a economia – inscritas na Leia de Programação Militar «estão presentes nesta decisão».

João Gomes Cravinho sublinhou ainda que «esta aquisição já estava prevista na Lei de Programa Militar de 2019 e representa uma despesa de 352 milhões de euros, sendo 283 para a construção e 69 milhões para os equipamentos e fiscalização do processo de construção».

«O programa começa agora em 2021 e vai até 2029, estando a entrega do primeiro navio prevista para o final de 2023 e depois os navios serão entregues com uma cadência anual, com exceção do ano de 2025», disse.
Tags: mar, marinha
Áreas:
Defesa Nacional