Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-08-26 às 20h27

Governo aprova Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão (Foto: António Cotrim/Lusa)
O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira, dia 26 de agosto, a Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 e o respetivo Plano de Ação Transversal para o período 2021-2023, sob proposta do «Conselho para as Tecnologias de Informação e Comunicação na Administração Pública» (CTIC).

A Estratégia para a Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026 visa tornar a Administração Pública mais responsiva às expectativas dos cidadãos e empresas, prestando serviços mais simples, integrados e inclusivos, funcionando de forma mais eficiente, inteligente e transparente, através da exploração do potencial de transformação das tecnologias digitais e da utilização inteligente dos dados. Este Plano está alinhado com as reformas e objetivos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e contribui para a coerência global dos investimento nos quadro da transição digital da Administração Pública.

A implementação da Estratégia para a TIC 2020, que antecede a agora aprovada, contou com mais de 700 projetos concluídos, representando um investimento de cerca de 300 milhões de euros com os quais foi possível alcançar um impacto de cerca de 720 milhões de euros de benefícios e poupanças (TIC e não TIC). Ou seja, houve benefícios líquidos superiores a 420 milhões de euros.

Estima-se que a implementação desta Estratégia de Transição Digital na Administração Pública para o período 2021-2026, cujos investimentos, alinhados com o PPR, ascendem a cerca de 600 M€, venham a proporcionar ganhos diretos para a economia nacional, pelo menos, na mesma proporção.