Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-12-10 às 12h58

Governo apresenta incentivos para Descarbonização da Indústria

Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, na sessão «Descarbonização | Propostas para a Economia Verde», Ílhavo, 10 dezembro 2021 (Foto: João Bica)
O Governo apresentou os apoios dirigidos a empresas do setor da indústria, associações empresariais e centros tecnológicos dos diferente setores industriais o âmbito do sistema de incentivos para Descarbonização da Indústria. 

Estes apoios, com uma dotação de 715 milhões de euros, estão previstos no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e integram-se na componente 11 do PRR - Descarbonização da Indústria, que visa alavancar a descarbonização do setor industrial e empresarial e promover uma mudança de paradigma na utilização dos recursos. O valor inclui ainda as medidas do Plano Nacional Energia Clima 2030 (PNEC 2030).

Durante a sessão «Descarbonização | Propostas para a Economia Verde», em Ílhavo - onde foram apresentados os avisos - o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou que este programa «visa apoiar o esforço de investimento das empresas nestas novas tecnologias, na adaptação de processos e dos produtos». Dirige-se ainda às empresas «que neste momento são, provavelmente, responsáveis pelo maior número de emissões» do carbono no nosso País, para que possam «ter o máximo número de ganhos no curto prazo que temos para a concretização do PRR».

As candidaturas a estes apoios estão disponíveis até ao final do ano e incluem as seguintes vertentes: processos e tecnologias de baixo carbono na indústria; adoção de medidas de eficiência energética na indústria; e, finalmente, incorporação de energia de fonte renovável e armazenamento de energia.

Os apoios abrangem associações, empresas, de qualquer dimensão ou forma jurídica, da área da indústria, bem como entidades gestoras de zonas industriais, cujos investimentos possam impactar a redução de emissões de gases de efeito de estufa nas indústrias instaladas nas áreas sob sua gestão.

Na sessão «Descarbonização | Propostas para a Economia Verde», participaram também o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, o Secretário de Estado Adjunto e da Economia, João Neves, e o Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.