Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-29 às 16h10

Governo apresenta Estudo Diagnóstico das Aprendizagens

Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, na apresentação dos resultados do estudo diagnóstico aplicado, Lisboa, 29 março 2021
O Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e o presidente do Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), Luís Santos, apresentaram os resultados do estudo diagnóstico aplicado, no passado mês de janeiro, para aferir o impacto do primeiro confinamento nas aprendizagens dos alunos.

Numa sessão, no Ministério da Educação em Lisboa, o Secretário de Estado João Costa deu conta do trabalho que está a ser feito para mitigar as perdas resultantes do ensino à distância e recordou que, no final do presente ano letivo, será feito novo estudo amostral. O governante deu ainda conta da nomeação de um Grupo de Trabalho para apresentar recomendações para os próximos anos letivos.

Enquadramento e resultados 

A situação excecional vivida nos três últimos meses do ano escolar de 2019/2020, causada pela pandemia de Covid-19, e a suspensão das atividades presenciais nas escolas no dia 16 de março de 2020, teve como consequência, durante o período em causa, a implementação de soluções variadas e diferenciadas de ensino a distância, de acordo com os recursos e estruturas de cada estabelecimento escolar. 

Existe, por conseguinte, a convicção de que o processo de ensino e de aprendizagem, no período referido, se confrontou com situações desconhecidas e inovadoras que poderão ter causado algumas disparidades entre os alunos de diferentes escolas no acesso ao currículo e no desenvolvimento das suas aprendizagens. 

Revelou-se, portanto, fundamental aferir o estado atual das aprendizagens, avaliando, de forma transversal e integrada, competências e literacias científica, da leitura e informação, e da matemática. 

Da mesma forma, reconheceu-se a importância de caracterizar o contexto do processo de ensino e de aprendizagem, do ambiente e das práticas escolares, bem como das circunstâncias individuais e familiares dos alunos durante o período de confinamento. 
Para o efeito, foi decidido na Resolução de Conselho de Ministros Nº 53-D/2020, de 20 de julho, efetuar um Estudo Diagnóstico, que consistiu na aplicação de tarefas a alunos e de questionários de contexto a alunos, professores e escolas, que permitiu recolher informação relevante para o sistema educativo e para as escolas, e que poderá ser tido em conta num futuro próximo no planeamento e gestão curricular.

Os resultados do Estudo Diagnóstico das Aprendizagens podem ser consultados em anexo.