Saltar para conteúdo

Notícias

2021-06-04 às 14h47

Governo anuncia apoio para tratamento e valorização de efluentes suinícolas

O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Rui Martinho, afirmou que o Governo vai lançar um aviso a 7 de junho para apoiar investimentos em infraestruturas de tratamento e valorização de efluentes suinícolas.

Em Leiria, depois da assinatura de um protocolo de cooperação com várias entidades para a criação da nova rede de Aceleração e Inovação Agrícola, o Secretário de Estado referiu que o apoio vai contribuir com 50% dos investimentos realizados com o objetivo de «alavancar cerca de 40 milhões de euros, desafiando os agricultores pecuários e todos os envolvidos nesta matéria a que desenvolvam projetos dedicados ao tratamento e valorização de efluentes».

«O Ministério da Agricultura valoriza a importância socioeconómica para o país e para a região das atividades agropecuárias. A suinicultura tem contribuído para o equilíbrio da nossa balança comercial, tendo tido um crescimento das exportações, em 2020, que corresponderam a 200 milhões de euros», acrescentou.

O Governo está a dar condições aos produtores pecuários para que «possam realizar os investimentos que são necessários ao nível das melhores condições de armazenagem do próprio efluente, na separação do que se chama fase líquida e fase sólida, para permitir um aproveitamento mais racional de uma componente e da outra e melhoria de transporte».

Rui Martinho reconheceu que este apoio não resolverá totalmente o problema «mas é um contributo muito importante para dar um primeiro passo no sentido de mitigar fortemente aquilo que são os impactos que existem no ambiente e na vida das pessoas nas zonas em que este problema tem uma maior incidência».