Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-07-08 às 18h57

Governo alarga utilização do certificado digital para acesso no turismo e na restauração

Conferência de imprensa do Conselho de Ministros, 8 julho 2021
Ministros de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, à chegada para a conferência de imprensa do Conselho de Ministros, 8 julho 2021 (foto: António Cotrim/Lusa)
A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, destacou que o Governo decidiu alargar a utilização do certificado digital Covid-19 da União Europeia para o acesso a mais eventos.

Na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, a Ministra referiu que «foi alargada a utilização e exigência do certificado no acesso aos estabelecimentos turísticos e de alojamento local em todo o País».

Mariana Vieira da Silva afirmou também que, nos concelhos com risco elevado e muito elevado, também será necessária a apresentação do certificado digital no acesso ao interior dos restaurantes a partir das 19h00 de sexta-feira e durante todo o fim de semana e feriados.

A Ministra salientou que esta medida reforça a segurança no acesso a estes estabelecimentos e permite a normalização do seu horário em todo o território nacional.

«A importância da utilização do certificado digital no acesso a atividades é a de cumprir o que o Governo sempre anunciou: maximizar a segurança, minimizando as restrições», acrescentou, referindo o esforço que será feito a partir de agora para generalizar a utilização do certificado digital.

Agravamento da pandemia em Portugal

A Ministra frisou ainda que a situação da pandemia de Covid-19 em Portugal foi agravada durante a última semana, com o crescimento da incidência para 254.8 e do índice de transmissibilidade para 1.20 no território continental.

Portugal tem agora 33 concelhos com uma situação de risco muito elevado (eram 19 na semana anterior), 27 concelhos com risco elevado (eram 26) e 34 concelhos em estado de alerta. 

Mariana Vieira da Silva sublinhou que a distribuição dos concelhos para cada um dos patamares está cada vez mais dispersa no território continental, embora haja ainda uma concentração forte na Área Metropolitana de Lisboa e no Algarve nos concelhos com risco muito elevado.
Tags: coronavírus
Áreas:
Presidência