Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-15 às 13h27

«GNR afirmou-se verdadeiramente como a força de segurança da coesão nacional» em contexto de pandemia

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na cerimónia de condecoração e entrega da Espada de Oficial General ao brigadeiro-general António Boga, Lisboa, 15 junho 2021

O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, destacou o papel desempenhado pela Guarda Nacional Republicana, no último ano e meio de pandemia de Covid-19, durante o qual se assumiu «verdadeiramente como a força de segurança da coesão nacional».

Eduardo Cabrita falava na cerimónia de condecoração e entrega da Espada de Oficial General ao primeiro brigadeiro-general da GNR, António Boga, que decorreu no Quartel do Carmo, em Lisboa.

Segundo o Ministro, apesar de Portugal ter vivido tempos complicados, a GNR «foi sempre uma referência no planeamento operacional e soube corresponder a todas as missões» nas diversas vertentes que lhes foram confiadas. O Ministro lembrou ainda as mais de mil desinfeções realizadas em lares de idosos.

O quadro próprio de oficiais-generais da GNR foi criado em 2020 pelo Ministro da Administração Interna.

As promoções dos três primeiros coronéis da GNR - que podem chegar ao topo da hierarquia desta força de segurança - foram publicadas no dia 11 de junho, em Diário da República.