Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-15 às 17h09

Gabinete da «Secretária de Estado da Valorização do Interior vai ser em Bragança»

Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, no Instituto Politécnico, Bragança,15 novembro 2019
«Há valor no Interior», disse a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, ao anunciar que o Gabinete da Secretária de Estado da Valorização do Interior, Isabel Ferreira, vai ter sede, a partir de 18 de novembro, no parque tecnológico Bragantia EcoPark.

Em Bragança, com a Secretária de Estado da Valorização do Interior, vão trabalhar três técnicos, também eles transmontanos, enquanto a restante equipa fica em Lisboa. «Este é um sinal de que o Governo quer associar o conhecimento, as instituições de ensino superior, as autarquias e as associações empresariais para o desenvolvimento do Interior», disse Ana Abrunhosa. 

«Coesão Territorial é fazer rede e é garantir que há um desenvolvimento equilibrado dos territórios», afirmou Ana Abrunhosa. «É por isso que a Secretaria de Estado vai ficar sediada em Bragança. Porque é muito mais fácil aos atores que temos aqui no território ir bater à porta da Senhora Secretária de Estado e da sua equipa, e porque para nós é mais fácil acompanhar o que se passa no território, sempre de braço dado com os atores locais».

A Ministra, acompanhada da Secretária de Estado, visitou o Instituto Politécnico de Bragança, que tem nove mil estudantes, três mil dos quais estudantes internacionais.

Politécnico e Bragança como inspiração para o Interior

O Instituto Politécnico de Bragança, o Centro de Investigação em Digitalização e Robótica e o Centro de Investigação de Montanha «são uma inspiração» pelo trabalho que fazem em «profunda articulação com os territórios do Interior», disse a Ministra. 

Este é «um Politécnico de referência, porque a investigação que faz, fá-la com empresas, num processo de cocriação» e com um «impacto extraordinário na economia local».

«Bragança é também um exemplo», disse Ana Abrunhosa, pelo trabalho em rede e pela forma como se enfrentam os desafios com grande resiliência. «Temos de nos inspirar nestas pessoas» para conseguirmos transmitir «os aspetos positivos» e as oportunidades de que os territórios do Interior estão cheios.

A Ministra Ana Abrunhosa e a Secretária de Estado Isabel Ferreira visitaram ainda o parque tecnológico Brigantia EcoPark, onde estão sediadas 32 empresas e que representam mais de 250 postos de trabalho. 

Aquavalor como projeto-âncora de desenvolvimento

Ana Abrunhosa e Isabel Ferreira visitaram também a associação Aquavalor, Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia da Água, em Chaves.

A Aquavalor inclui atores relevantes como a Câmara Municipal, a Comunidade Intermunicipal, o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Vigo, a Associação das Termas de Portugal e várias empresas. «Projetos como este são verdadeiras âncoras de desenvolvimento», disse Ana Abrunhosa.

No Programa de Valorização do Interior, «queremos ter projetos que façam sentido no território», disse a Ministra. «Queremos apoiar iniciativas como a da Aquavalor» e acompanhar as suas candidaturas a fundos europeus, porque estas «fazem a diferença no território».