Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-30 às 16h02

Futuro dos bombeiros e do voluntariado deve ter debate sério

Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, no 83.º aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, 30 novembro 2019
A Secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar, destacou a importância de realizar um debate sério sobre o que poderá ser «o futuro dos bombeiros, o futuro do voluntariado» no setor e, ainda, «qual o papel dos bombeiros no domínio alargado da proteção e do socorro».

Patrícia Gaspar, que presidiu à cerimónia do 83.º aniversário dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, disse que uma das principais questões a debater será a do modelo de financiamento das associações humanitárias de bombeiros.

A elaboração de uma nova Lei de Programação de Investimentos na Proteção Civil, que a área de Governo da Administração Interna considera «ser absolutamente essencial para sustentar e estruturar» o setor dos bombeiros, será outra das questões a discutir, acrescentou.

Numa cerimónia em que foram promovidos alguns bombeiros da corporação do Cartaxo, Patrícia Gaspar realçou também a importância da legislação (aprovada pelo Governo anterior) que «determinou a aplicação, aos bombeiros municipais, das categorias e das remunerações aplicáveis aos bombeiros sapadores».

Essa medida «foi importante para acabar com duas realidades paralelas que não faziam qualquer sentido», assinalou a Secretária de Estado.

Patrícia Gaspar disse ainda que «não conseguimos ter um bombeiro atrás de cada pessoa, e cada vez mais é fundamental que todos nós, cidadãos, assumamos as nossas responsabilidades no que é a nossa própria segurança».