Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-01 às 11h36

Fundo Ambiental lança aviso de 20 milhões de euros para renovação de edifícios de serviços no âmbito do PRR

Trabalhos de renovação de edifício de serviços
Foi lançado pelo Fundo Ambiental, criado pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática, o primeiro aviso destinado a apoiar a renovação e aumento do desempenho energético dos edifícios de Serviços com um montante de 20 milhões de euros.

Este aviso integra-se no programa «Eficiência energética em edifícios de serviços», enquadrado no investimento «TC-C13-i03 – Eficiência energética em edifícios de serviços» da «Componente C13 – Eficiência Energética em Edifícios» que faz parte do Plano de Recuperação e Resiliência. Este engloba uma dotação financeira total de 70 milhões de euros, num montante global de 610 milhões de euros atribuídos à Eficiência Energética em Edifícios.

O programa tem como objetivo o financiamento de medidas que fomentem a eficiência energética e de outros recursos, mas também que reforcem a produção de energia de fontes renováveis em regime de autoconsumo, contribuindo para a melhoria do desempenho energético e ambiental dos edifícios de serviços. 

Pretende-se que as medidas a apoiar conduzam, em média, a pelo menos 30% de redução do consumo de energia primária nos edifícios intervencionados e contribuir para a redução em 20% do consumo de água de abastecimento nesses edifícios.

São beneficiários deste aviso pessoas coletivas e singulares proprietários de edifícios de comércio e serviços do setor privado existentes, e que exercem atividade comercial nesse edifício, incluindo, por exemplo, entidades que atuam na área do turismo e na economia social.

O prazo para apresentação das candidaturas ao presente aviso decorre entre 28 de fevereiro e as 17:59 h de 31 de maio de 2022 ou até ao limite da dotação orçamental. A submissão das candidaturas é efetuada através do portal do Fundo Ambiental.