Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-22 às 15h52

Fundo Ambiental disponibiliza 350 mil euros para centros de recuperação de fauna

No final da assinatura dos contratos, em Castelo Branco, o Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino, referiu que «o Estado estava em falta para com estas organizações e pelo excelente trabalho que têm feito».

«Tendo um instrumento como o Fundo Ambiental, estamos em condições de apoiar, de uma forma diferente» estas organizações «até porque as exigências são cada vez maiores nesta área», explicou João Paulo Catarino.

Para o Secretário de Estado, a melhor forma de ajudar estas organizações é «em parceria», uma vez que são elas «que estão no terreno e que o conseguem fazer  o trabalho de forma mais eficiente e rápida do que muitas vezes a Administração Central, com todas as dificuldades que tem».

João Paulo Catarino disse ainda que a assinatura dos protocolos é também um reconhecimento público do Governo pelo trabalho que estas organizações têm desenvolvido, apesar de reconhecer que o «dinheiro não é muito» mas que, ainda assim, «é um contributo».

«Este é o primeiro aviso e certamente que não será o último. É um sinal deste Governo e da Secretaria de Estado para uma parceria que queremos que seja justa», concluiu.

O Fundo Ambiental é um instrumento financeiro que foi criado em 2016 e está ao serviço da política ambiental, financiando atividades e projetos, sendo que em 2019 estabeleceu 79 protocolos e lançou 20 avisos.

A assinatura dos nove protocolos decorreu na Secretaria de Estado da Conservação da Natureza, Florestas e Ordenamento do Território e envolveu a associação ambientalista Quercus, as Câmaras Municipais de Lisboa e de Vila Nova de Gaia, a associação ALDEIA, a Sociedade Portuguesa de Vida Selvagem e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

A dotação máxima deste aviso é de 400 mil euros, sendo a taxa máxima de cofinanciamento de até 95%, com financiamento limitado a 40 mil euros por projeto.