Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-04-21 às 14h12

Fundação para a Ciência e Tecnologia vai financiar 66 projetos de investigação e desenvolvimento

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) vai financiar 66 projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) através do apoio RESEARCH 4 COVID-19, uma linha de financiamento excecional lançada pela FCT, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB), para apoiar atividades de I&D já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no combate à pandemia da Covid-19.

Das 302 candidaturas recebidas, 284 foram admitidas para avaliação, tendo a Comissão de Avaliação proposto 66 projetos para financiamento, distribuídos do seguinte modo: 24 projetos (36% do total) para diagnóstico, 11 projetos (17%) para estudos clínicos e epidemiológicos, 14 projetos (21%) para prevenção, 6 projetos (9%) para terapêutica e 11 projetos (17%) em outras áreas. 

A lista dos projetos apoiados pode ser consultada aqui e todos se caracterizam pela possibilidade de apresentarem resultados num período curto, até ao máximo de 3 meses.

A RESEARCH 4 COVID-19 foi lançada em março e corresponde a um investimento global de 1,8 milhões de euros, provenientes de fundos nacionais através do orçamento da FCT.
 
Tendo em conta a evolução dinâmica e rápida da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, foi previsto que este apoio especial e excecional tenha dois períodos para apresentação de propostas. O segundo período será anunciado nos próximos dias.