Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-26 às 19h24

Freixo de Espada à Cinta assume a gestão da Loja de Cidadão

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, na transferência da gestão da Loja de Cidadão para a Câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta, no âmbito do Governo Mais Próximo em Bragança, 26 fevereiro 2020
A Loja de Cidadão de Cidadão de Freixo de Espada a Cinta, começa a ser gerida pela autarquia a 27 de fevereiro, sendo a primeira que passa da Administração Central para o respetivo município no âmbito do processo de descentralização.

O auto de transferência da Loja de Cidadão foi assinado pelo vogal do Conselho Direto da Agência para a Modernização Administrativa, Paulo Mauritti, e pela Presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta, Maria do Céu Quintas.

A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença da Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, estando integrada na iniciativa Governo Mais Próximo no distrito de Bragança.

A Ministra afirmou que transferir a gestão das Lojas de Cidadão para as autarquias é o caminho a seguir para as cerca de 30 Lojas de Cidadão que sã geridas pela Agência para a Modernização Administrativa, destacando que as últimas 25 Lojas já foram abertas em parceira com as respetivas autarquias.

«Este é o futuro: é que todos os municípios venham a ficar com a gestão destas lojas», disse Alexandra Leitão, sublinhando que Freixo de Espada à Cinta ficará para a história como a primeira autarquia a assumir a gestão da sua própria Loja de Cidadão.

Atualmente, há 59 Lojas de Cidadão em todo o País, tendo sido realizados cerca de 165 milhões de atendimentos nos últimos 20 anos, dos quais 9 milhões em 2019. A rede de Lojas de Cidadão conta com 71 entidades (públicas e privadas), que prestam 226 serviços.