Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-07-24 às 16h20

Fórmula 1 em Portugal terá impacto mínimo de 30 milhões de euros

Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, após o anúncio da confirmação do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 para 23-25 de outubro, Portimão, 24 julho 2020
A Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, afirmou que a realização do Grande Prémio de Portimão de Fórmula 1, confirmado oficialmente para os dias 23, 24 e 25 de outubro, terá um impacto mínimo de 30 milhões de euros.
 
No Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, após o anúncio oficial da Fórmula 1, a Secretária de Estado referiu que o Governo está «a trabalhar em vários cenários com diferentes cargas de público, que dependerão da evolução epidemiológica do país e da região», garantiu que haverá público nas bancadas e acrescentou que o impacto poderá ser «substancialmente superior» dependendo dos bilhetes que puderem ser vendidos.
 
Rita Marques sublinhou que a organização do evento vai cumprir todas as regras sanitárias necessárias e disse que «importa dar nota que, independentemente das decisões de governos, Portugal é um país seguro». «É importante relevar as decisões dos operadores económicos e do público, que reconhecem Portugal como tal», disse.
 
A Secretária de Estado realçou que «o turismo não pára» e que Portugal está a trabalhar para «atrair eventos de referência que possam testemunhar um país de excelência que proporciona experiências de excelência».
 
Portugal não organiza um Grande Prémio de Fórmula 1 desde 1996 e Rita Marques afirmou que esta notícia traduz algo que era desejado há 24 anos e que é «o sonho de muitas vidas».
 
Cooperação entre agentes fundamental

 
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, destacou que «a enorme cooperação entre as mais diferentes entidades» foi fundamental para assegurar a realização de um Grande Prémio de Fórmula 1 em Portugal.
 
«Os maiores feitos do mundo são conseguidos em parceria, em cooperação e articulação. Foi o que aconteceu aqui», acrescentou.
 
João Paulo Rebelo sublinhou que esta decisão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) foi um reconhecimento da «excelente capacidade de organização de grandes eventos» que Portugal tem e referiu que este evento vai ser «altamente inspirador para todos os amantes da modalidade e, particularmente, para os mais jovens praticantes».
 
A capacidade para organizar um Grande Prémio da Fórmula 1 é também «um reconhecimento à forma como o País tem estado a lidar com a pandemia». «Não estaríamos a falar de Fórmula 1 em Portugal se não tivéssemos lidado bem com esta crise pandémica», acrescentou.
 
Entre 23 e 25 de outubro, o autódromo de Portimão vai acolher o Grande Prémio de Fórmula 1, Fórmula 2, Fórmula 3 e uma etapa da Porsche Supercup.