Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-03-24 às 18h23

Financiamento para investigação e desenvolvimento relacionados com a pandemia de Covid-19

«Research 4 Covid-19» é uma linha de financiamento excecional que apoia projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento já em curso ou a desenvolver que respondam às necessidades do Serviço Nacional de Saúde criadas pela Covid-19.

A iniciativa tem por objetivo mobilizar a capacidade científica e tecnológica existente em Portugal ao serviço do combate ao novo coronavírus e à Covid-19, complementando as iniciativas já existentes e estimulando a reorientação de atividades em curso.

Pretende-se alavancar atividades de investigação e desenvolvimento com impacto previsto a curto prazo, e que contribuam para o esforço nacional de gestão da crise epidemiológica, para a melhoria da resposta dos sistemas de saúde à Covid-19, à gestão dos doentes, e à implementação de medidas de saúde pública, em linha com o disposto no Plano Nacional de Preparação e Resposta à Doença por novo coronavírus (Covid-19) da Direção-Geral da Saúde.

O concurso é lançado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica.

Devido à evolução rápida da situação, o concurso tem dois períodos de candidatura para a apresentação de propostas:

  • o primeiro prazo de candidatura decorrerá até às 17h00 (hora de Lisboa) do dia 5 de abril de 2020;
  • o segundo período terá em conta a evolução da situação e só será anunciado findo o primeiro período.
O financiamento de cada projeto será até 30 mil euros, para além dos recursos próprios associados à reorientação de equipas de investigação e desenvolvimento em curso nas unidades de investigação e desenvolvimento apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). 

Nesta fase, e desde já, a FCT disponibilizará 1,5 milhões de euros para este programa, a financiar por fundos nacionais através do orçamento da FCT.

Os projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento podem considerar novas ferramentas de prevenção, desenvolvimento terapêutico, métodos de diagnóstico, estudos clínicos e epidemiológicos, assim como atividades de investigação e desenvolvimento que incluam uma componente sociocultural e ações de promoção de uma sociedade resiliente com capacidade de enfrentar o atual contexto de incerteza em que vivemos, sobretudo na população mais idosa e em grupos de maior risco.

Este apoio é dirigido a unidades de investigação e desenvolvimento das instituições do ensino superior e seus institutos, laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, sociedades científicas ou associações científicas sem fins lucrativos, Instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos, que poderão concorrer individualmente ou em parceria, sendo obrigatória a participação de serviços e entidades prestadoras de cuidados de saúde. Entidades empresarias podem participar desde que em parceria com instituições de investigação.

A avaliação das propostas será feita por uma comissão que integra peritos designados pela FCT e a AICIB. O resultado da avaliação das propostas do primeiro período de candidatura será comunicado até 20 de abril.