Saltar para conteúdo

Notícias

2021-04-05 às 18h54

Financiamento de 420 milhões de euros para apoio a idosos

Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, Lisboa, 22 fevereiro 2021
A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, afirmou que o Governo tem previsto o financiamento de 420 milhões de euros para a requalificação e novos equipamentos sociais de apoio a idosos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Durante uma videoconferência organizada pelo grupo informal de trabalho «Pro Envelhecimento Feliz» para debater o Livro Verde sobre o Envelhecimento, a Ministra salientou a necessidade de encontrar «novas respostas para o perfil demográfico que a sociedade portuguesa tem».

«Temos de acelerar todos os investimentos relativamente à forma como olhamos para o envelhecimento de uma forma cada vez mais ativa», sublinhou.

O financiamento prevê «uma área dedicada a novas respostas e requalificação das respostas existentes» para garantir a melhoria da vida dos idosos com mais de 65 anos, que representam cerca de 22% da população.

A Ministra afirmou que também está a ser preparado um plano de ação para a promoção do envelhecimento ativo e saudável que visa garantir a qualidade de vida dos idosos e a sua participação plena na sociedade. 

Ana Mendes Godinho sublinhou também respostas como «uma nova geração do apoio domiciliário visto de uma perspetiva mais transversal», bem como refeições, limpezas, aulas e outras atividades à distância.