Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-30 às 11h57

Ferramentas digitais podem ajudar a «promover a migração legal»

Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, na conferência «Transformação Digital nas Migrações», Lisboa, 30 abril 2021
O Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, destacou a importância das ferramentas digitais na promoção da migração legal, no apoio às autoridades nacionais dos Estados-membros da União Europeia e na coordenação da gestão de fluxos migratórios.

«Devemos concentrar-nos agora no balanço entre solidariedade e responsabilidade», o que significa «que devemos promover a migração legal» e, para isso, «as ferramentas digitais são fundamentais», disse Eduardo Cabrita na abertura da conferência anual da Rede Europeia das Migrações (REM) dedicada ao tema «Transformação Digital nas Migrações».

O Ministro disse que para tal é preciso «trabalhar na interoperabilidade de sistemas para fazer apoio técnico às agências europeias, como a EASO (Gabinete Europeu de Apoio em matéria de Asilo) ou a FRONTEX (Agência Europeia de Gestão da Cooperação Operacional nas Fronteiras Externas)», apoiando «as autoridades nacionais na coordenação da gestão de fluxos migratórios e também na coordenação de movimentos secundários na Europa».

Abordagem global da migração

Eduardo Cabrita destacou também a «abordagem global» da dimensão externa da migração, que foi «um importante desenvolvimento» durante este semestre, em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia (UE).

Neste contexto, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) são também, segundo o Ministro, «muito importantes», pois «não devemos apenas concentrar-nos na migração a nível europeu».

Lembrando que os migrantes estão entre as comunidades «mais vulneráveis» no período de pandemia, Eduardo Cabrita disser que os mesmos não podem ser vistos «como uma ameaça, mas como algo normal num mundo globalizado».