Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-25 às 16h38

Exposição «Aristides de Sousa Mendes – Razões de Humanidade»

Ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, e Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na inauguração da exposição «Aristides de Sousa Mendes – Razões de Humanidade», Lisboa, 25 março 2022 (foto: João Bica)

«Nesta altura em que temos uma guerra na Europa e vemos imagens semelhantes às que ocupam estas paredes, é o momento em que faz mais sentido recordar valores de humanismo, fraternidade e igualdade. É possível fazer a diferença. Esta iniciativa vem relembrar-nos da importância destes valores para construirmos um futuro onde não seja necessário reviver os horrores do Holocausto», disse a Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na inauguração da exposição «Aristides de Sousa Mendes – Razões de Humanidade», que está patente até ao dia 30 de junho, no edifício da Secretaria-Geral da Presidência do Conselho de Ministros (SGPCM).

A mostra, com curadoria de Ana Laura Carmelita Machado, Luisa da Rocha e Pedro Braga dos Reis, para além de contar com elementos expositivos baseados em informação histórica e documental do diplomata, integra também obras de estudantes licenciados e mestrandos de escultura e de pintura.

«Estamos a resgatar Aristides Sousa Mendes de algum esquecimento institucional de que padecia. Todos podemos celebrar o gesto que teve e as vidas que salvou em 1940», afirmou o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. O Ministro disse ainda que «através da experiência de memória e de homenagem, queremos contribuir para que não se repitam factos que ocorreram em 1940».

 A exposição resulta de uma parceria entre a SGPCM, a Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e a Comissão para a Memória do Holocausto - Programa Nunca Esquecer.


Tags: arte
Áreas:
Presidência