Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-01-10 às 14h25

Exportações continuaram a crescer apesar das dificuldades criadas pela pandemia

Declaração do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital sobre as exportações
As estatísticas do comércio internacional de Portugal de novembro de 2021, divulgadas pelo INE mostram que «as exportações cresceram 15,7% relativamente a novembro de 2020, e mais de 15% relativamente a novembro de 2019», disse o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira.

Numa declaração gravada, o Ministro comparou o período de janeiro a novembro de 2021 com o mesmo período de 2019, afirmando que «as exportações cresceram 5,2%, batendo mais um recorde de penetração das nossas mercadorias nos mercados internacionais».

«Estes números acompanham os do volume de negócios na indústria, que cresceu mais de 16,6%», que foram também hoje divulgados, disse ainda.

Pedro Siza Vieira afirmou que estes «são resultados impressionantes, compatíveis com o grande crescimento do emprego, em que temos o maior volume de sempre de população empregada, e também com o crescimento muito significativo do investimento empresarial».

E referiu que «estes dados demonstram que as empresas portuguesas, numa conjuntura internacional de algumas dificuldades de abastecimento de matérias-primas ou de componentes críticas, têm sido capazes de conquistar quota de mercado».

Estes «são bons dados para a recuperação da economia portuguesa», concluiu o Ministro.