Saltar para conteúdo

Notícias

2021-03-15 às 19h48

Estudantes universitários vão ter papel crucial no futuro comum da União Europeia

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, afirmou que os estudantes universitários vão ter um papel crucial no «processo de construção do futuro comum» da União Europeia.

Na abertura da conferência online European Students’ Convention 41, o Ministro salientou a necessidade de aumentar a participação dos jovens no ensino superior para tornar a União Europeia atrativa.

«Entre os nossos objetivos comuns estão o de construir um panorama cada vez melhor para a educação e emprego jovem, mas também para atrair todos a viver na União Europeia», referiu.

A União Europeia deve atingir os 50% de pessoas entre os 30 e 34 anos com formação superior em 2030, crescendo dos 40%, e as «regiões e países em que mais de 50% das pessoas têm formação superior nessa faixa etária devem atingir os 60%».

Manuel Heitor salientou ainda o objetivo de «diversificar e especializar os programas, cursos e sistemas de educação por toda a Europa, garantir condições de emprego dignas e apropriadas para todos os diplomados» e apostar na educação ao longo da vida, bem como na articulação entre investigação, inovação e educação.

«Os tempos em que vivemos na Europa são para construir confiança nas gerações futuras», sublinhou.