Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-03 às 13h39

Estrutura Europeia para o Empreendedorismo conta com três novos membros

Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, no Fórum Ministerial da ESNA- Europe Startup Nations Alliance/Estrutura Europeia para o Empreendedorismo, Barcelona, 1 de março de 2022
A Eslovénia, França e República Checa vão integrar a ESNA - Europe Startup Nations Alliance/Estrutura Europeia para o Empreendedorismo, com sede em Lisboa, segundo o anúncio feito na sequência do Fórum Ministerial da ESNA, que juntou no Mobile World Congress, em Barcelona (Espanha), representantes de 14 Estados Membros e da Comissão Europeia (CE).

Juntando-se aos fundadores - Portugal, Espanha e Áustria-, os três novos membros já formalizaram o seu processo de entrada, prevendo-se a conclusão da adesão na primeira Assembleia Geral de membros, que se irá realizar até ao final de abril.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo afirmou que «há um ano, estávamos a discutir a ideia de criar uma estrutura de âmbito europeu para implementar os objetivos da declaração Startup Nations Standards e, agora, esta é uma realidade.»

«A ESNA foi oficialmente criada e está a dar os primeiros passos para concretizar o objetivo final de fazer da Europa um verdadeiro «startup continente», acrescentou.

Durante o Fórum Ministerial da ESNA de 1 de março foi realizado o ponto de situação da implementação da Estrutura, assim como o seu primeiro plano de Ação referente ao ano de 2022.

Foram ainda analisados dois dos oitos standards base da ESNA incluídos na Startup Nations Standards: Atração de Talento e Acesso ao Financiamento e sublinhado o papel crucial que a ESNA terá no desenvolvimento de iniciativas nestas áreas.

Para Carme Artigas, Secretária de Estado da Digitalização e Inteligência Artificial de Espanha, «a ESNA surgiu para tornar a União Europeia num destino excelente para o empreendedorismo tecnológico. As iniciativas nacionais estão no bom caminho, mas precisamos de coordenar os nossos esforços para concretizar a ambição europeia de duplicar o número de unicórnios no território, para o progresso económico e social. Congratulo-me com a adesão da França, Eslovénia e República Checa e encorajo os restantes Estados-Membros a continuarem a aderir.»

Segundo  o Diretor Geral de Assuntos Económicos e Digitais da Áustria, Florian Fauscher, «o objetivo da ESNA é criar as melhores condições possíveis de enquadramento para startups na Europa. Tal funciona melhor quando são consolidadas as iniciativas nos Estados Membros e os projetos da União Europeia. Congratulamo-nos com a estreita colaboração com a ESNA nas áreas importantes de capital de risco e atração de talentos».