Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-21 às 11h30

Estratégia Nacional para os Direitos da Criança em consulta pública

A Ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, sublinhou que a Estratégia Nacional para os Direitos da Criança entrou em consulta pública e apelou à participação da sociedade neste debate.

Em Lisboa, na conferência que assinala os 30 anos da Convenção dos Direitos da Criança e os 40 anos da Unicef em Portugal, a Ministra referiu que «a disponibilidade do Governo para melhorar a estratégia é total».

Mariana Vieira da Silva sublinhou que existe, pela primeira vez, «um dado específico sobre pobreza entre as crianças e os jovens abaixo da média europeia» e realçou que o Programa do Governo pretende continuar as medidas necessárias para melhorar condições de vida da população, com enfoque especial na diminuição do risco de pobreza e no combate à violência doméstica.

A Ministra disse ainda que as alterações climáticas obrigaram a repensar as prioridades e a concretizar o direito à participação cívica, tendo em conta as dinâmicas e manifestações recentes protagonizadas por crianças e jovens ao longo do último ano.

A crise climática uniu as crianças e os jovens numa causa que precisa de uma ação concertada de todos os setores, do Governo às empresas passando pelas famílias, para responder a um desafio urgente que afeta toda a gente.