Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-01-30 às 19h43

Estratégia de Inovação e Modernização do Estado com contributos da sociedade civil

Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública e Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa recebem Comissão para a Modernização Administrativa, Lisboa, 30 janeiro 2020
A Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, e a Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa, Maria de Fátima Fonseca, receberam a Comissão para a Modernização Administrativa, composta por associações empresariais, parceiros sociais, defesa do consumidor, ordens profissionais e representantes das autarquias.
 
A reunião deste fórum de discussão composto por várias entidades interessadas e parceiras na modernização da administração pública surge numa altura em que está em curso um processo de construção participada da Estratégia de Inovação e Modernização do Estado e da Administração Pública para a legislatura.
 
Este trabalho colaborativo arrancou, no início deste mês, com as Oficinas de Participação, sessões organizadas pelo INA que já juntaram mais de 800 trabalhadores dos vários serviços, de todas as áreas governativas. Neste âmbito, serão também chamadas a participar universidades, empresas e entidades do terceiro setor, com o objetivo de identificar áreas de melhoria em toda a administração pública.
 
O Governo promove, assim, a participação de todas as partes interessadas, dentro e fora da administração pública, neste processo, permitindo conjugar a sua visão interna com a de todos aqueles que a administração serve e relativamente aos quais assume a responsabilidade de criar respostas adequadas. Os contributos que saírem desta Comissão serão considerados no documento que servirá como suporte às decisões políticas relacionadas com a estratégia e as políticas de inovação e modernização.
 
No final da reunião, Alexandra Leitão sublinhou a sintonia entre as linhas estratégicas definidas pelo Governo e os desafios lançados pelas várias entidades presentes, designadamente em matéria de simplificação dos processos, de interoperabilidade com vista ao cumprimento do princípio do only-once (evitar que cidadãos e empresas sejam obrigados a apresentar a mesma informação ao Estado várias vezes) e de inclusão dos cidadãos sem competências digitais.
 
A Ministra referiu também que só com a participação de todos será possível criar uma estratégia que concilie o investimento nos trabalhadores, o desenvolvimento da gestão pública, a utilização estratégica da tecnologia para prestar melhores serviços e o reforço da proximidade aos cidadãos.
 
Participaram na reunião as seguinte entidades:

ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses 
ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias
APEMIP – Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária
CPCI – Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário
APED - Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição
DECO – Defesa do Consumidor
COTEC Portugal
APB - Associação Portuguesa de Bancos
CIP - Confederação Empresarial de Portugal
CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal
OROC - Ordem dos Revisores Oficiais de Contas
OSAE – Ordem dos Solicitadores e Agentes de Execução
OA – Ordem dos Advogados
OCC – Ordem dos Contabilistas Certificados
ON – Ordem dos Notários