Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-03-22 às 14h21

«Estamos prontos para defender o território de qualquer dos Estados-membros da NATO»

Demonstração tática da companhia do Exército a deslocar para a Roménia
Primeiro-Ministro António Costa e Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, com a companhia que vai ser enviada para a Roménia, no Campo Militar de Santa Margarida, Abrantes, 22 março 2022 (Foto: Paulo Cunha/Lusa)
O Primeiro-Ministro, António Costa, afirmou que a NATO está pronta para defender o território de qualquer dos Estados-membros, «sejam eles no flanco sul como Portugal, seja ele no flanco este como a Roménia».

O Primeiro-Ministro falava em Santa Margarida, onde esteve acompanhado como o Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, para assistir à demonstração tática da Companhia do Exército que será projetada brevemente para a Roménia, no âmbito da NATO. 

António Costa disse também que a defesa coletiva da NATO - e a afirmação da sua capacidade de dissuasão - é a «melhor forma de apoiar a luta que a Ucrânia desenvolve pelo respeito do direito internacional, do direito à sua integridade territorial e da sua liberdade de autodeterminação».

Perante a atual agressão da Rússia à Ucrânia, o Primeiro-Ministro afirmou que «a NATO entendeu reforçar a sua presença na frente de leste e criar novos grupos de combate designadamente na Roménia» e é neste âmbito, que «Portugal vai, como sempre, responder ‘presente’ ao solicitado», empenhando «os nossos meios, as nossas forças e a capacidade de reforçar a dissuasão para defender a paz no território da NATO».

O Primeiro-Ministro reforçou que «a força que está em aprontamento - e que brevemente será projetada - não se destina a atuar na Ucrânia» mas antes a integrar «uma missão de dissuasão, contra qualquer risco do ataque a qualquer pais da NATO».

António Costa desejou a todos os militares que integram esta força, as «maiores felicidades no cumprimento da sua missão».