Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-03-17 às 15h47

Estados-membros da UE investiram 197 mil milhões de euros em Defesa em 2020

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou que os 27 estados-membros da União Europeia (UE) têm aumentado os investimentos no setor, atingindo 197 mil milhões de euros em 2020, perto das despesas chinesas e acima das russas.

O Ministro intervinha como orador principal num ciclo de conferências virtuais sobre a Europa pós-pandemia de Covid-19, organizado pela embaixada de Portugal na República Checa, no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

João Gomes Cravinho referiu também que este valor representa um aumento de mais 15%, em relação a 2017, estando «perto do investimento da China e consideravelmente superior ao da Rússia».

«O grande desafio não é a quantidade, mas a qualidade. Um investimento sustentável e com operacionalidade conjunta», disse, dando como exemplo a atual resposta à pandemia de Covid-19 por parte das diversas forças armadas europeias.

Em relação aos EUA, o Ministro referiu que Portugal tem longas relações bilaterais e partilha com o novo presidente norte-americano, Joe Biden, «o grande interesse em manter um oceano Atlântico seguro».

«Já defendi, repetidamente, que a muito discutida e, por vezes, confundida ideia de uma autonomia estratégica da Europa tem de significar autonomia para fazer mais na Defesa da UE sempre que precisarmos, mas em parceria com os nossos aliados sempre que possível. Seria um grande erro construir a Defesa da UE como alternativa à NATO ou negligenciar as relações com os EUA», acrescentou.

Sobre a Europa, João Gomes Cravinho disse que «a democracia nunca pode ser dada como garantida» e «a defesa da liberdade é uma luta permanente e intrínseca» ao «modo de vida» dos Estados-membros.