Saltar para conteúdo

Notícias

2021-04-28 às 17h31

«Espaço vai ser uma área de excelência para a economia portuguesa»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, durante a visita ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), Matosinhos , 28 abril 2021
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, afirmou a convicção de que «o Espaço vai ser uma área de excelência para a economia portuguesa dentro de poucos anos».
 
No final de uma visita ao Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), em Matosinhos, o Ministro sublinhou que a aposta de Portugal na área espacial vai permitir colocar o País «internacionalmente na vanguarda» de uma área cada vez mais essencial para o bom funcionamento das sociedades.
 
O Espaço é uma área imprescindível de trabalho para as economias modernas, numa fase em que muitas áreas funcionam através de comunicações por satélites, e, depois de uma «excelente experiência» de Portugal na área aeronáutica, o Governo quer replicar essa mesma experiência no setor espacial.
 
«Temos responsabilidades únicas em relação a cerca de um quarto do Atlântico Norte e essas são exercidas de múltiplas maneiras, mas a utilização do Espaço é imprescindível para isso», acrescentou.
 
O Ministro da Defesa Nacional vai inaugurar o Centro de Operações Espaciais, nos Açores, no âmbito do programa europeu Space Surveillance and Tracking (SST) para detetar objetos em órbita da Terra que possam constituir um perigo real.
 
O novo centro de operações estará instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da ilha Terceira, nos Açores, onde também se encontra localizado o primeiro telescópio português dedicado a operações de vigilância espacial, que entrou em funcionamento em outubro de 2020.
 
O projeto SST é um programa europeu que tem como objetivo a monitorização, caracterização e seguimento dos objetos na proximidade da Terra, que possam constituir um perigo real, quer para as infraestruturas em sua órbita, como os satélites, quer para a segurança dos cidadãos.