O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que a escola tem um papel central na construção de uma internet mais segura, formando gerações para a prevenção dos riscos.
Tiago Brandão Rodrigues falava à agência de noticias Lusa, a propósito do Dia da Internet Mais Segura, que se celebra em mais de 150 países, sob o tema «Juntos por uma Internet melhor».
O Ministro disse também que «as escolas têm de ser o primeiro local em que as crianças e jovens tem de entender que a literacia para a utilização da Internet tem de ser alavancada com respeito por valores como a igualdade, tolerância e uso seguro e consciente de todas as ferramentas».
Plano «Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência»
Sendo a escola um espaço privilegiado para a promoção destes valores - bem como para a prevenção e combate a todas as formas de violência - Tiago Brandão Rodrigues destacou o plano «Escola Sem Bullying. Escola Sem Violência», lançado no início deste ano letivo, e que pretende dotar as comunidades educativas de instrumentos que ajudem a prevenir e a combater o cyberbullying.
Um dos eixos principais deste plano é o da formação, tendo sido lançado em janeiro a segunda edição do curso online «Bullying e Ciberbullying: Prevenir & Agir», destinado a professores, educadores, pais e encarregados de educação, psicólogos, forças de segurança, outros profissionais que desempenhem funções em contextos educativos e a todos os interessados na temática. Estas duas ações de formação abrangeram mais de seis mil pessoas.
Portugueses são os mais bem preparados
O Dia da Internet Mais Segura ficou também marcado com a divulgação dos resultados do Estudo Internacional de Literacia de Informação e Computacional, que incidiu sobre alunos do 8.º ano de onze países, que indica que os alunos portugueses são os mais bem preparados pelas escolas para usar a Internet de forma segura.
Os resultados deste estudo referem que 85% dos estudantes aprenderam a partilhar, de forma responsável, informação nos media e, apenas 9%, admitem que não aprenderam a importância de terminar sessão, quando utilizam um computador partilhado.
Três em cada quatro estudantes portugueses (mais de 70%) afirmaram ainda que aprenderam a importância de substituir a palavra-passe com regularidade e que confirmam a origem dos e-mails e dos anexos que recebem.
5G: Concorrentes que assegurem cobertura nas escolas serão beneficiados
Relativamente ao concurso para espectro de redes móveis da quinta geração (5G) - cuja estratégia de implementação foi recentemente aprovada pelo Governo - Tiago Brandão Rodrigues afirmou que as empresas concorrentes poderão ser beneficiadas se assegurarem a cobertura de 4G nas escolas do País.
Segundo o Ministro, «à boleia do início do 5G é possível fazer com que todas as escolas públicas do país, mesmo as que nem agora têm muitas vezes 3G, possam ter nos próximos 18 meses o 4G».
Por outro lado, uma parte das receitas deste leilão irá também para medidas destinadas a apoiar projetos para a transição e inclusão digitais no sector da educação.
Agrupamento escolar de Torres Novas um exemplo de boas práticas
Durante a manhã, o Ministro da Educação e o Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, estiveram de visita à Escola Básica e Secundária Artur Gonçalves, sede do agrupamento com o mesmo nome, em Torres Novas.
Neste Dia da Internet Mais Segura, os dois Ministros ficaram a conhecer as atividades desenvolvidas nesta comunidade educativa, que se destaca pelo envolvimento na maioria dos projetos que a Direção-Geral da Educação promove junto das escolas.
A visita foi tão vasta quanto animada, com os Ministros a interagirem e a serem conduzidos pelos líderes digitais daquele agrupamento que, como sublinharam os governantes, têm essa enorme responsabilidade de alertar para as mais-valias, mas também para os perigos da poderosa ferramenta que é a internet.