Saltar para conteúdo

Notícias

2020-12-18 às 13h32

Era «necessário voltar às atividades presenciais»

Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, visita obras na Escola Básica e Secundária de Sidónio Pais, Caminha, 18 dezembro 2020
O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, agradeceu o trabalho inexcedível feito pelas comunidades educativas - diretores das escolas, docentes e não docentes, encarregados de educação e autarquias - para que fosse possível o regresso às atividades letivas presenciais.
 
Durante uma visita à Escola Básica e Secundária de Sidónio Pais, em Caminha, Tiago Brandão Rodrigues recordou o momento em que «todos acreditámos que era necessário voltar para as atividades letivas presenciais», depois de termos passado por «um período muito complexo»:
 
«Houve um entendimento entre todos» - comunidades educativas, cientistas, especialistas da educação - de «que era necessário voltar às aulas presenciais». As escolas, em articulação com as famílias, «tiveram um grande compromisso», disse o Ministro. Tiago Brandão Rodrigues referiu também o facto dos alunos sempre dizerem «que preferiam e aprendiam mais presencialmente».
 
Sobre o primeiro período letivo, que hoje termina, o Ministro afirmou que foi «uma aposta ganha» e destacou o trabalho da Direção-Geral de Saúde (DGS) e demais autoridades, que juntamente com as comunidades escolares, têm garantido que «as escolas sejam genericamente lugares seguros».
 
«A DGS tem disponibilizado o número sobre surtos existentes nas escolas e, tanto os corpos técnicos como os corpos científicos, têm apontado as escolas como sítios seguros. E nesse sentido continuaremos a trabalhar, a agilizar toda esta articulação», para que «sempre que existam suspeitas ou um caso positivo a resposta seja o mais célere possível. E assim continuaremos a fazer», concluiu.