Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-03 às 15h03

Equipa médica militar alemã apoia combate à pandemia em Portugal

Ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e da Saúde, Marta Temido, acolhem os profissionais de saúde militares alemães que vêm apoiar o combate à pandemia, Lisboa, 3 fevereiro 2021
O Governo agradeceu a disponibilidade da Alemanha em apoiar Portugal no combate à pandemia, no momento da chegada de 26 profissionais de saúde militares alemães a Lisboa. A equipa médica alemã foi recebida pelos Ministros da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e da Saúde, Marta Temido.

«Quero saudar a disponibilidade do Governo alemão neste momento difícil para Portugal», disse Marta Temido numa declaração à imprensa, acrescentando que, com a chegada da ajuda alemã, o Serviço Nacional de Saúde dispõe de mais oito camas de cuidados intensivos.

A Ministra disse ainda que Portugal tem conseguido responder ao aumento de doentes com covid-19, e que esta semana se começou a verificar uma desaceleração de novos casos, mantendo-se, contudo, uma grande pressão sobre os cuidados hospitalares.

O Hospital da Luz, em Lisboa, que receberá a equipa alemã, dispunha de instalações, mas não de profissionais de saúde em número suficiente, disse ainda Marta Temido.

O processo de auxílio alemão a Portugal começou em 25 de janeiro, com um pedido de ajuda do Governo português à Ministra da Defesa alemã, Annegret Kramp-Karrenbauer, a quem o Ministro João Gomes Cravinho agradeceu «a prontidão e a generosidade». 

A equipa é constituída por 26 profissionais de saúde, entre os quais oito médicos, que trazem também 40 ventiladores móveis e 10 estacionários, e 150 bombas de infusão.

Os Ministérios da Saúde e da Defesa de Portugal referiram que os profissionais de saúde alemães permanecerão em Portugal «durante um período de três semanas, estando prevista a sua substituição a cada 21 dias, até ao final de março, caso seja necessário».