Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-02-15 às 18h20

Equipa médica francesa apoia combate à pandemia em Portugal

O Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, agradeceu a ajuda do Governo francês no combate à pandemia, com a disponibilização de uma médica e três enfermeiras que vão ajudar na prestação de cuidados intensivos no Hospital Garcia de Orta, em Almada.

«Em nome do Governo português, um agradecimento profundo ao Governo francês por esta colaboração e por esta cooperação, que é de facto um sinal bem vivo de uma Europa bem viva e bem solidária», disse Lacerda Sales.

O Secretário de Estado acrescentou que «tudo faremos para aliviar a pressão nas unidades de cuidados intensivos». Esta é «uma área onde muito temos investido, onde, relembro, tínhamos no início de março cerca de 1142 ventiladores e temos hoje mais de 2000 ventiladores; tínhamos em 2012 um rácio de 4,2 camas por 100 mil habitantes e temos um rácio, no final de dezembro, de 9,4 camas por 100 mil habitantes – mais do que duplicámos».

Lacerda Sales referiu ainda o esforço do Governo na contratação de médicos intensivistas, 48 em 2020 e mais 47 desde o início deste ano.

A equipa médica francesa que durante 15 dias vai trabalhar no Hospital Garcia de Orta é constituída por três enfermeiras e uma médica do serviço de saúde dos bombeiros franceses, com experiência em situações de emergência e de reanimação.

A Embaixadora de França, Florence Mangin, agradeceu ao Governo português «por ter aceitado a proposta francesa de cooperação médica neste momento difícil», salientando que se trata de uma «iniciativa de solidariedade muito natural entre dois países como a França e Portugal, que têm uma forte ligação de amizade».

«A França também foi objeto de ajuda europeia no ano passado. Hoje a nossa cooperação tem como objetivo aliviar a pressão sobre os médicos portugueses», acrescentou.
Áreas:
Saúde