Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-10-08 às 15h23

Entre 30 a 35% dos fundos comunitários serão para combater as alterações climáticas

Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes

O Ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, afirmou que parte dos fundos comunitários que Portugal vai receber destinam-se ao combate às alterações climáticas.

Do «volume do dinheiro que virá para Portugal, entre 30 a 35%, é obrigatoriamente dedicado ao combate às alterações climáticas», o equivalente a um valor situado entre os oito e os nove mil milhões euros, referiu João Pedro Matos Fernandes.

O Ministro falava na abertura do segundo dia da conferência virtual Portugal Mobi Summit, que decorre em versão digital a partir de Cascais até sexta-feira, sob o tema «Mobilidade num Mundo em Mudança».

João Pedro Matos Fernandes disse também que no anterior quadro comunitário, «o apoio foi de 2,3 mil milhões de euros».

Recorde-se que, em setembro, numa conferência virtual intitulada «Novos Dilemas da Sustentabilidade», o Ministro dissera que a União Europeia - para ser consequente com a aposta no Pacto Ecológico - devia aplicar 30% a 35% do esforço de recuperação da Europa no combate às alterações climáticas.

João Pedro Matos Fernandes salientou, na altura, a importância do momento atual para se investir numa nova economia, não só na União Europeia, mas também em Portugal.