Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-10-26 às 16h07

Educação desempenha papel fundamental no combate à intolerância

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, afirmou que «Portugal considera que a educação desempenha um papel fundamental e insubstituível no combate a qualquer forma de intolerância».

Na Conferência Global de Ministros da Educação, organizada pela UNESCO, o Ministro salientou que as escolas têm de ser capazes de identificar e atacar a radicalização, o bullying e qualquer outro tipo de comportamento discriminatório desde cedo.

Portugal tem uma estratégia nacional de educação para a cidadania e o plano «Escola Sem Bullying, Escola Sem Violência» com o objetivo de «prevenir qualquer tipo de comportamento violento, com a visão de construir escolas mais inclusivas, onde as crianças e jovens se sintam seguros e protegidos», independentemente do seu contexto socioeconómico, crenças religiosas ou orientação sexual.

«É fundamental uma abordagem à educação assente nos direitos humanos, com uma educação para a cidadania clara e progressista», acrescentou, sublinhando a importância da inclusão social na promoção da igualdade de oportunidades.

O Ministro realçou também o projeto «Nunca Esquecer», em torno da memória do holocausto, destacando nesse âmbito a atribuição do estatuto de herói nacional ao antigo cônsul de Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, que emitiu vistos a milhares de judeus, salvando-os do holocausto nazi. «Da nossa memória ao presente, esperamos desenvolver as ferramentas certas para construir uma sociedade tolerante, que abra os braços para receber a diversidade e aprender com ela», disse.