Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-02-14 às 15h19

Economia portuguesa lidera crescimento na União Europeia no quarto trimestre de 2019

A primeira estimativa do crescimento do Produto Interno Bruto para o quatro trimestre de 2019, divulgada pela Instituto Nacional de Estatística, apresenta um valor de crescimento em cadeia de 0,6% face ao terceiro trimestre e um crescimento homólogo de 2,2% face ao quarto trimestre de 2018.

Numa declaração aos jornalistas no Ministério das Finanças, o Ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno, sublinhou que «este crescimento em cadeia é seis vezes o valor que se registou quer para a área do euro, quer para o conjunto dos 27 países da União Europeia».

O Ministro salientou também a convergência nos dados homólogos (crescimento na zona do euro foi de 0,9%) e referiu que este resultado é a consequência «de um quarto trimestre muito forte nas exportações».

Mário Centeno destacou ainda os bons resultados divulgados também ao nível da produção industrial, da redução da dívida e para o conjunto das sociedades não-financeiras.

«A exportação industrial crescia 3,9% no final do ano quando no conjunto da área do euro cai 4,1%», disse, acrescentando que a redução da dívida pública em Portugal até ao terceiro trimestre de 2019 caía cinco pontos percentuais em termos homólogos.

«Estes números revelam o dinamismo da nossa economia», salientou, sublinhando que «revelam aquilo que é a verdadeira situação da economia portuguesa».

O Ministro de Estado e das Finanças referiu ainda que o crescimento das exportações deve ser realçado porque acontece «num contexto muito difícil de tensões comerciais a nível mundial». «O crescimento das exportações permitiu que a componente externa da economia portuguesa tivesse um contributo positivo para o crescimento do PIB, uma vez que as exportações cresceram muito mais do que as importações», continuou.

Mário Centeno afirmou que é preciso recuar até ao início de 2018 para ter níveis tão grandes de crescimento da economia portuguesa e sublinhou que «Portugal lidera o crescimento económico na área do euro», sendo a economia da área do euro que mais acelera o seu crescimento no quarto trimestre do ano».

«Soubemos também hoje que o setor do turismo teve números bastante positivos em 2019, e termina o ano a acelerar. O crescimento do número de hóspedes no nosso setor do turismo cresceu 10% no final do ano e cresce no conjunto de 2019 7,3%», disse.