Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-20 às 14h03

É preciso mudar o perfil de consumo de água porque a seca severa é estrutural

Ministros do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes, e da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, na conferência de imprensa após a reunião da Comissão Interministerial da Seca, Lisboa, 20 novembro 2019
É preciso «mudar o perfil do consumo em Portugal, em diálogo com todos», porque chove cada vez menos e já não se pode contar com anos melhores para compensar os piores, disse o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Matos Fernandes.

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática e a Ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, falavam numa conferência de imprensa no final de uma reunião da Comissão Interministerial da Seca, em Lisboa.

A Ministra afirmou que «a seca severa não é conjuntural», pelo que se exigem medidas concretas para conter o consumo de água, adaptando as culturas à disponibilidade da água e garantir a eficiência no uso deste recurso.

As duas áreas de Governo vão começar, a partir de 30 de novembro, a reunir-se com representantes dos setores que mais água consomem: autarquias, agricultura e setor turístico do Algarve. 

Maria do Céu Albuquerque disse que «não se augura nada de melhor» para os próximos anos na disponibilidade de água, o que é especialmente relevante para a agricultura, que consome 74% da água utilizada em Portugal.

A seca é particularmente grave no sul do Continente, tendo Matos Fernandes referido que já estão suspensas novas licenças para captação de água a sul do Tejo e que se expandirá a utilização de águas residuais tratadas na rega e na lavagem de ruas.

«Não nos enganemos»

O Ministro referiu que a situação «é hoje melhor do que no período homólogo de 2017, mas o problema é estrutural». Por isso, «não nos enganemos com a chuva que caiu nas últimas horas e que vai continuar a cair».

Matos Fernandes disse ainda que após a seca de 2017, Portugal está mais bem preparado para fazer face à seca em 2019.