Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-29 às 17h45

«É praticando que se gera a confiança»

Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, no exercício Orion 2019, Constância, 29 novembro 2019
Mais de 1300 militares de vários países estiveram envolvidos no exercício militar Orion 2019, que decorreu em Vendas Novas e em Santa Margarida.
 
O Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, deslocou-se ao Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, acompanhado pelo Secretário de Estado Adjunto da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e pela Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes, Catarina Sarmento e Castro.

Enquanto assistia a uma demonstração conjunta das forças envolvidas - com fogos reais e o emprego de alguns dos 180 carros de combate portugueses e espanhóis - João Gomes Cravinho referiu que «é praticando que se gera a confiança, o conhecimento, a interoperabilidade com forças de países aliados e que se criam as condições para que possam desempenhar o seu trabalho quando vão para missões, às vezes muito exigentes, como é o caso das missões na Republica Centro Africana  ou no Afeganistão».

O maior exercício anual do Exército começou no dia 19 de novembro e teve uma duração de 10 dias. Além de forças nacionais das três Brigadas do Exército português e da Zona Militar da Madeira, contou com militares dos países aliados de Espanha, Estados Unidos da América, Lituânia e Roménia e observadores do Brasil, Espanha, França e Grécia. 

Est ano, o Orion 2019 testou as operações de resposta a crises, centradas na componente terrestre, com a finalidade de avaliar os objetivos de força do Exército, nomeadamente da componente terrestre que integra a Força de Reação Imediata, em ambiente operacional de cariz conjunto e combinado, associados com compromissos internacionais da NATO, da ONU e da União Europeia. 

Neste exercício foi também possível treinar a projeção ferroviária (de Mangualde para Santa Margarida) de viaturas Pandur e exercitar a atividade aérea como o lançamento de carga e evacuação aérea (na zona de Vendas Novas).