Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2019-11-19 às 17h06

«É necessário criar estratégias que incluam a saúde humana, animal e o meio ambiente»

Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, durante a sessão de encerramento da primeira edição das Jornadas «Uma só Saúde», Lisboa, 19 novembro 2019
O Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, Nuno Russo, afirmou que «é necessário criar estratégias que incluam a saúde humano, animal e o meio ambiente».

Em Lisboa, durante a sessão de encerramento da primeira edição das Jornadas «Uma só Saúde», desenvolvida no âmbito do dia Mundial de «Uma Só Saúde», que se assinalou a 3 de novembro, e no «Dia Europeu Mundial do Antibiótico», celebrado a 18 de novembro, Nuno Russo falou dos antibióticos como «um grupo de medicamentos que têm uma importância central para a salvaguarda da saúde humana e do bem-estar dos animais».

O Secretário de Estado referiu que «urge pôr mãos à obra e aplicar estratégias e procedimentos capazes de minimizar o risco de aparecimento de resistência aos antimicrobianos (antibióticos)».

Nesse contexto, sublinha Nuno Russo, «têm sido aplicados, ao longo das últimas décadas, diversos protocolos de uso prudente dos antibióticos, tanto do lado da Medicina como da Medicina Veterinária». «Contudo, a falta de articulação entre estes dois domínios da medicina não conduziu a resultados suficientemente promissores e, por isso, as diversas organizações internacionais que superintendem às questões que impactam com a saúde e o ambiente têm vindo incentivar a adoção de estratégias de abordagem integrada, multifatorial, transdisciplinar que incluem a saúde humana, a saúde animal e o meio ambiente», acrescentou.

O Secretário de Estado realçou que «o desafio fulcral é a predisposição para a mudança: mudança crítica, de mentalidades, de práticas específicas, de cumprimento das regras do bom uso dos antibióticos». Esta estratégia nacional está agora consubstanciada no Plano Nacional de Combate à Resistência aos Antimicrobianos – 2019-2023 (PNCRAM).

O Plano (PNCRAM 2019-2023) adota as linhas estratégias propostas pela OMS, pela OIE e pela FAO e visa prosseguir a implementação de medidas eficazes, filiadas no conceito «Uma Só Saúde». «A saúde é o maior bem que se pode deter. Preservá-la e promovê-la é a missão mais elevada que a todos nós incumbe», disse o Secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural.  
Áreas:
Agricultura