Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-25 às 18h50

«É importante manter o apoio ao emprego e empresas nesta fase de emergência»

Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros, Lisboa, 3 setembro 2020 (Foto: Mário Cruz/Lusa)
O Ministro de Estado e das Finanças, João Leão, destacou a importância de continuar a apoiar o emprego e as empresas durante o período da pandemia de Covid-19 que está a atrasar a recuperação económica da União Europeia.

Durante a apresentação das prioridades da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia, na comissão de Assuntos Económicos e Monetários do Parlamento Europeu, o Ministro afirmou, por videoconferência - numa sessão interrompida por questões técnicas e que será reagendada -, que «é importante manter o apoio ao emprego e empresas nesta fase de emergência».

João Leão referiu que a vaga «está a ser bastante mais intensa do que era esperado e, portanto, vai necessariamente afetar as perspetivas económicas da recuperação este ano em toda a Europa».

«Esta vaga está a ter um efeito tremendo sobre a economia europeia, com medidas muito restritivas sobre vários setores de atividade e, por isso mesmo, é muito importante que as medidas de apoio à economia se mantenham», acrescentou, frisando a importância de os estímulos não serem retirados demasiado cedo.

«É muito importante que a política orçamental e os auxílios do Estado se mantenham como medidas excecionais que permitam a economia não sofrer de forma tão significativa o efeito desta crise», continuou.

A gravidade da situação da pandemia torna também «ainda mais urgente uma das grandes prioridades da presidência portuguesa, que é a de garantir que o plano de recuperação europeu e os diferentes planos de recuperação a nível nacional sejam aprovados o mais rapidamente possível, para garantir que a economia começa a sentir o efeito desses planos no terreno».