Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-11-24 às 17h52

Relato da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães candidato à Memória do Mundo da UNESCO

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e do Mar, Ricardo Serrão Santos, na conferência de imprensa sobre as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, Lisboa, 24 novembro 2021 (foto: António Cotrim/Lusa)
Portugal e Espanha vão submeter à UNESCO documentos sobre a viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães, numa candidatura conjunta ao Registo da Memória do Mundo, anunciou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, após a 4ª reunião da Comissão Nacional das Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação, em Lisboa. 

Santos Silva detalhou que se trata de um conjunto de 15 documentos, incluindo o Diário de Pigafetta, cronista da viagem; um relato indireto, por Fernando de Oliveira; e 13 documentos que existem nos arquivos nacionais de Portugal e Espanha, «que permitem compreender», também de outros pontos de vista, o significado absolutamente inaugural da viagem de circum-navegação». A candidatura será apresentada até final de novembro.

Singularidade

O Ministro sublinhou a singularidade deste conjunto de documentos exemplificando com a carta que o Rei de Espanha dirigiu ao Rei português explicando que o facto de ter promovido e financiado uma viagem às ilhas Molucas não significava nenhuma tentativa de embaraçar ou prejudicar os interesses da coroa portuguesa.

«Esperamos que os outros 11 países percorridos pela viagem de circum-navegação se associem», disse Santos Silva, acrescentando que «certamente apoiarão esta candidatura».

O programa Memória do Mundo foi criado pela UNESCO em 1992 com o objetivo de proteger e promover o património documental mundial através da conservação e do acesso aos documentos.

Registo da Memória do Mundo

Neste registo estão inscritos diversos documentos e conjuntos documentais portugueses, o mais conhecido dos quais é a carta do achamento do Brasil, redigida por Pedro Vaz de Caminha.

Constam ainda deste registo o Tratado de Tordesilhas, o relatório da primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul, por Gago Coutinho e Sacadura Cabral, o roteiro da primeira viagem de Vasco da Gama, o livro de registo de vistos concedidos pelo cônsul de Portugal em Bordéus Aristides de Sousa Mendes, entre outros.

Celebrações

As celebrações do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação, que foram profundamente afetadas pela pandemia de Covid-19, interrompendo, por exemplo, a viagem do navio-escola Sagres, vão incluir a publicação de resultados da investigação científica em curso.

«Já publicámos, este ano, o livro que apresenta sistematicamente os roteiros e os relatos do primeiro século de domínio do estreito de Magalhães, que foram objeto de investigação analítica e erudita da parte do historiador português Henrique Leitão e do investigador espanhol José María Morena», referiu o Ministro Augusto Santos Silva.

«Esse trabalho já está editado e agora editaremos um segundo, que é a primeira abordagem desse primeiro século de travessias do estreito de Magalhães a partir das representações cartográficas, os mapas e os roteiros que foram sendo construídos para auxiliar os navegantes a atravessar o estreito», acrescentou.

Diário de Pigafetta

Prevista para breve está, também, a publicação da «primeira tradução portuguesa, com os aparatos eruditos necessários, do texto canónico do diário de Pigafetta», o cronista da viagem.

«Desde 1999 que dispomos de um texto fixado filologicamente a partir das várias versões que existem dos diários de Pigafetta. Esse texto, que ainda não está traduzido em língua portuguesa, passará a estar, mercê do trabalho de estrutura de missão e da equipa científica dirigida pelo professor Henrique Leitão», disse Santos Silva.

Exposição

O Ministro destacou ainda outros projetos para o terceiro e último ano das comemorações do V centenário da viagem, como a organização da exposição Pelos Mares do Mundo, que tem uma equipa luso-espanhola de curadores e que abrirá ao público no próximo mês de maio, no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto.

«Será o culminar de todo o trabalho que, no domínio das exposições, temos feito, e servirá também de ensejo para a organização de uma exposição itinerante com Espanha, por terras de Portugal e de Espanha, e que, de algum modo, fará a ligação entre o fecho das comemorações formais e a continuação, num e noutro país, da memória sobre esse feito extraordinário que foi a circum-navegação», referiu.

Entre as atividades realizadas em 2021, o Ministro destacou o início dos oito projetos de investigação no domínio das ciências do mar e da observação, financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, no valor de 2,4 milhões de euros, que estão em curso, com a apresentação dos primeiros resultados prevista para 2022.

Na produção editorial, Santos Silva referiu «o universo das publicações especialmente dirigidas ao público infantojuvenil e de divulgação da viagem de circum-navegação, a importância de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano e o significado da viagem para a história portuguesa».

A primeira viagem à volta do planeta realizou-se em 1519/1522, tendo sido capitaneada por Fernão de Magalhães e, depois da morte deste, nas Filipinas, por Juan Sebastián Elcano.