Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-06-01 às 10h16

Direção Regional da Agricultura do Norte já está no terreno a avaliar prejuízos decorrentes da queda de granizo em Vila Real

Exploração agrícola
Na sequência da queda de granizo que aconteceu no dia de ontem, em Vila Real, o Ministério da Agricultura informa que já estão no terreno equipas técnicas da Direção Regional da Agricultura e Pescas do Norte a proceder ao levantamento dos prejuízos causados. Com base no levantamento efetuado o Ministério da Agricultura avaliará as medidas a adotar.
 
Refira-se que o Ministério da Agricultura tem vindo a apoiar os prémios dos seguros de colheita, através da medida 6.1.1 – Seguros do PDR2020 e do Programa de Apoio ao Setor do Vinho (PNASV), de modo a reduzir os encargos para o agricultor, permitindo segurar a produção e garantindo uma indemnização em caso de sinistro de origem meteorológica. Já este ano, o Ministério da Agricultura procedeu a uma revisão do Regulamento do Seguro de Colheitas e da Compensação de Sinistralidade, aumentando a bonificação atribuída. 
 
Nas últimas 3 campanhas (2018, 2019 e 2020), o Ministério da Agricultura, através do Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas (IFAP), procedeu ao pagamento de cerca de 45,7 Milhões de Euros de apoio aos prémios de seguro contratados no âmbito dos seguros de colheitas.