Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-06-16 às 16h04

Digitalização do comércio e serviços é «absolutamente essencial»

Sessão de apresentação de novas iniciativas do Programa Comércio Digital
O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, afirmou ser «absolutamente essencial» dar continuidade à digitalização do comércio e serviços em Portugal, destacando a «aceleração e a consciencialização» registadas no contexto da pandemia.

«A Covid-19 teve impactos muito trágicos na nossa atividade económica, mas nesta área trouxe duas coisas muito importantes: em todo o mundo, as pessoas aperceberam-se da importância crucial que a atividade comercial tem para o nosso bem-estar e modo de vida e tornou-se óbvio, que se não fosse o contacto digital, teria sido muito mais difícil assegurar o acesso a bens e serviços fundamentais e manter a atividade de muitas empresas do setor», disse o Ministro, durante a apresentação das novas iniciativas do programa ComercioDigital.pt.

Na sua intervenção,  o Ministro referiu que, no ano passado, se constatou a «muito baixa penetração do comércio digital em Portugal», pelo que foi feito um «apelo para a necessidade de trazer as empresas do comércio para uma presença digital, de forma a chegarem a um universo mais alargado de consumidores».

Pedro Siza Vieira disse ainda que o programa ComercioDigital.pt. é, muito ambicioso na escala - porque se propõe chegar a 50 mil empresas - mas é também relativamente realista nos objetivos.

Segundo o Ministro, a transição digital do setor do comércio e serviços em Portugal tem de «continuar a ser acompanhada», pelo que o apoio e a liderança de uma área governativa «que é simultaneamente da Economia e da Transição Digital».

«Temos bem noção que esta segunda fase do programa é muito importante» e que «o comércio e serviços são indispensáveis à vida moderna e à capacitação das empresas e dos consumidores para a modernização e prosperidade da nossa sociedade», acrescentou.