Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-01-27 às 9h00

Diário da República de 27 de janeiro recorda vítimas e sobreviventes do Holocausto

Diário da República de 27 de janeiro recorda vítimas e sobreviventes do Holocausto
O Diário da República eletrónico e uma edição especial em papel assumem hoje um fundo de cor amarela para recordar todas as vítimas do Holocausto, quer os mais de seis milhões que pereceram nos campos de concentração e extermínio nazis, quer os que a eles sobreviveram.

O amarelo remete para a estrela de David amarela que os nazis impuseram aos judeus cidadãos dos países por eles ocupados na Europa como forma de os identificar e segregar.

O Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, numa mensagem em vídeo, afirma a necessidade de «combater o antissemitismo, o racismo, e quaisquer outras formas de intolerância que possam levar à violência».  

Refere ainda que «importa não esquecer para que não se repita», e para que «o combate à discriminação seja sempre condição para a construção de um País, de uma Europa e de um Mundo que concretiza efetivamente os direitos humanos».

Ainda nesta edição se tentará divulgar um histórico/repositório de todas as publicações em Diário da República que estão diretamente relacionadas com o processo individual de Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul português em Bordéus que emitiu vistos de entrada em Portugal para vários milhares de pessoas que fugiam do nazismo, incluindo importantes políticos e intelectuais europeus e muitos judeus.

O Diário da República é, desta feita, publicado em papel e no habitual formato eletrónico.