Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2022-02-04 às 15h30

Diagnóstico precoce de doentes com cancro voltou aos níveis pré-pandemia em 2021

Ministra da Saúde, Marta Temido, na apresentação dos Resultados dos Rastreios Oncológicos de Base Populacional 2019 e 2020, 4 fevereiro 2022
A Ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou que o diagnóstico precoce de doentes com cancro voltou, em 2021, aos valores obtidos dos anos pré-pandemia. O número de cirurgias também cresceu 19%, face a 2019, e a média do tempo de espera dos doentes inscritos baixou para 34 dias.

Durante a apresentação dos Resultados dos Rastreios Oncológicos de Base Populacional 2019 e 2020 - para assinalar o Dia Mundial de Luta Contra o Cancro - a Ministra da Saúde, Marta Temido, disse que estes resultados se devem «ao trabalho incansável de centenas de profissionais de saúde» e com os quais «a recuperação tem sido conquistada diariamente».

A Ministra deu como exemplo o rastreio do cancro do cólon e reto, que foi feito a mais cerca de 57 mil pessoas, mais 44% do que 2019. Também que a cobertura do rastreio foi melhorada, aumentando o número de unidades funcionais que asseguraram os três rastreios de base populacional.

Tempo de espera nas cirurgias também diminuiu

Sobre o aumento de cirurgias e a diminuição do respetivo tempo de espera, disse que se deveu à união de esforços, uma vez que «foi possível manter os institutos de oncologia como hospitais ‘covid free'», «continuar a investir na aquisição de equipamentos médicos pesados relevantes na área do cancro como os aceleradores lineares» e «contratar mais profissionais de saúde mesmo que saibamos que a área da oncologia, pelo seu elevado desgaste, beneficiaria de um regime diferenciado».

Marta Temido referiu também a aprovação do regulamento do reconhecimento do especialista em Física Médica e o recrutamento de vários destes técnicos, para responder a um aumento de incidência do cancro, que se tem verificado não só em Portugal como também na União Europeia. 

Estratégia nacional de abordagem do cancro

A Ministra disse que há a necessidade urgente de uma estratégia nacional de abordagem do cancro assente em várias dimensões e alinhada com o do plano europeu.

Marta Temido afirmou que há «um longo caminho percorrido na prevenção, mas muito se fez na atuação sobre fatores de risco, sendo exemplo as medidas contra o tabagismo ou o programa de vacinação contra o vírus do papiloma humano».

Ao nível na deteção precoce, a Ministra afirmou que existem, há vários anos, os três rastreios oncológicos de base populacional (cancros da mama, colo do útero e cólon e reto), sendo que «o Programa de Recuperação e resiliência prevê o seu alargamento de forma a assegurar uma cobertura populacional total».