Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2021-04-26 às 11h23

Dia mundial da língua portuguesa será assinalado em 44 países

Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Santos Silva, e Secretário de Estado Nuno Artur Silva, na apresentação das comemorações do Dia da Língua Portuguesa, Lisboa, 26 abril 2021 (foto: Tiago Petinga/Lusa)
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, que se comemora em 5 de maio, vai ser assinalado em 44 países com mais de 150 atividades, anunciou o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, na apresentação do programa das comemorações, em Lisboa.

A segunda comemoração do Dia Mundial da Língua Portuguesa, que inclui conferências, colóquios, concertos, concursos literários e de poesia e iniciativas académicas, decorre em formato presencial e virtual.

Na sessão de apresentação, o Ministro disse que as comemorações abrangem as dimensões da investigação, da geografia, da tradução para outros idiomas, da ligação a outras artes e da mobilização das populações, a «mais importante».

Santos Silva destacou a realização, em Angola, do concurso #escreveumpoemacamoes, que desafia as pessoas a escreverem ou declamarem um poema em língua portuguesa divulgando-o nas redes sociais, e de um concurso literário, em Moçambique, que desafia os estudantes a escreverem histórias sobre a pandemia.

O programa de comemorações conta com iniciativas promovidas pelas áreas dos Negócios Estrangeiros, Cultura, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Educação, do Governo português, bem como de outras iniciativas de Governos do espaço lusófono.  

Na conferência de imprensa estiveram presentes, além do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, os Secretários de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, e Adjunto e da Educação, João Costa. 

Em 2019, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) proclamou o dia 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta de todos os países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai.