Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Notícias

2020-08-12 às 9h21

Dia Internacional da Juventude

Dia Internacional da Juventude 2020
O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assinala o Dia Internacional da Juventude participando em ações comemorativas do dia, dedicadas à sustentabilidade ambiental.

Em Vila Nova de Gaia, pelas 10h00, participa Percurso na Orla Marítima em bicicleta elétrica; em Aveiro, pelas 15h00, participa na comemoração do 49.º aniversário da Associação Juvenil, Cultural e Recreativa da Gafanha de Aquém, A Tulha, e encontra-se também com a Federação de Associações Juvenis do Distrito de Aveiro; em Santarém, pelas 17h00, participa na atividade comemorativa do Dia Internacional da Juventude, na Praia fluvial Olhos de Água, em Alcanena.

Algumas destas ações são promovidas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, em parceria com o Conselho Nacional de Juventude e com a Federação Nacional das Associações Juvenis, que organiza também outras ações, todas elas no respeito pelas regras impostas pela Direção Geral da Saúde.

No conjunto, as ações vão levar mais de 700 jovens, em grupos de 10, a mais de 35 praias,  costeiras e fluviais, duas por distrito, para recolha de lixo, sensibilizando-os assim para a sustentabilidade ambiental. As ações contam com apoio de todos os municípios envolvidos. 

Políticas específicas

O Governo tem dado particular atenção às políticas destinadas aos jovens nas suas diversas vertentes, de que se destacam, em 2020:

  • O valor máximo das propinas foi reduzido em 20%, de 871€ para 697€, e, consequentemente, as bolsas de ação social, mantendo-se o respetivo valor, sairão valorizadas num montante correspondente àquela diferença.
  • O valor do complemento de alojamento para estudantes deslocados foi aumentado.
  • Foi aprovado um forte alívio fiscal para os jovens em início de carreira (IRS Jovem). Quem tenha entre 18 e 26 anos e qualificações de nível 4 (curso profissional) ou superior fica parcialmente isento de IRS em 30%, 20% e 10% nos três primeiros anos de rendimentos imediatamente após a conclusão dos seus estudos.
  • O rendimento do trabalho efetuado por estudantes menores não contará para o IRS das respetivas famílias.
  • Foram reforçadas as verbas dedicadas ao programa Porta 65, com 22 milhões de euros (eram 18 milhões de euros em 2019) para subsídios ao arrendamento jovem.